Início > BLENDER, DIVERSOS, Tutorial > Desvendando o Blender (Parte 3.4)

Desvendando o Blender (Parte 3.4)

Criando Grupos

Neste post vamos detalhar mais a parte de grupos e para isso vamos criar dois grupos e adicionar objetos aos mesmos, sendo eles grupo dos cubos e esferas. Vamos para essa criação vamos utilizar as duas opções disponíveis, que são o meno e a tecla de atalho, então agora vamos… Mãos a obra!

O primeiro passo é criar vários cubos e após criados aciona-se o painel Object and Links, clica-se o botão Add to Group e escolhe-se a opção Add New, como nas imagens abaixo.


Agora determine que o nome desse grupo seja Cubos, depois de criado e nomeado selecione um dos cubos depois clique o botão Add to Group e escolha o grupo Cubos. Assim, o cubo selecionado fará parte do grupo Cubos. Repita o processo para o todos os cubos. Ressaltando que um objeto pode pertencer a vários grupos que estão listados no mesmo menu Object and Links, como você pode observar nas imagens abaixo.


Caso você queira que um dos objetos deixo de pertencer ao grupo é só selecionar o objeto e pressionar o ícone X, que se encontra localizado logo a direita do nome do grupo, pois assim ele deixará o grupo em questão. Para selecionar todos de um mesmo grupo, seleciona-se um dos objetos que pertencem ao grupo e pressiona-se as teclas SHIFT+G. No menu que aparecerá escolhe-se a opção Objects in Same Group, como mostra a imagem abaixo.

As outras opções no meno de seleção são as seguintes:

Children: Caso o objeto selecionado esteja em uma hierarquia, todos os seus filhos são selecionados. São selecionados os filhos de objeto ativo e os filhos de seus filhos. O objeto selecionado originalmente é removido de seleção.

Immediate Children: Essa opção é semelhando à opção Children, mas aqui apenas os filhos imediatos do objeto ativo são selecionados. O objeto selecionado originalmente também é removido da seleção.

Parent: Caso o objeto ativo esteja em uma hierarquia, seu pai na hierarquia é selecionado e o objeto originalmente selecionado é removido da seleção.

Siblings (Shared Parent): Essa opção seleciona os objetos que compartilham o mesmo objeto pai em uma hierarquia. Por exemplo, em uma extrutura em que temos três cubos, filhos de uma esfera em hierarquia. Selecionando um dos cubos e acionando essa opção, os outros dois cubos são selecionados já que todos compartilham a esfera como pai.

Objects of Same Type: São selecionados os objetos do mesmo tipo do objeto ativo. Por exemplo, ao selecionar uma esfera e acionar essa opção, todas as esferas serão selecionadas.

Objects on Shared Layers: Nessa opção, são selecionados os objetos que estão nas mesmas camadas do objeto selecionado, quando essa opção foi acionada.

Object Hooks: É selecionado o objeto que está agindo como gancho no objeto selecionado. Os ganchos são uma ferramenta de animação e serão abordados em detalhes em posts futuros.

Dica: Utilize o menu de seleção para gerenciar e manipular a seleção de objetos que estão em grupos ou hierarquia. Assim, pressionando as teclas SHIFT+G, você poderá manipular a seleção de múltiplos objetos de maneira rápida.

Outra alternativa para gerenciar e atribuir grupos a objetos é utilizar as teclas CTRL+G.
Agora vamos criar várias esferas e, logo após um grupo chamado Esferas. Depois de o grupo estivar pronto, selecione todas as esferas ou objetos que devem pertencer a ele é pressione as teclas CTRL+G que aparecerá um menu como mostra a imagem abaixo

Add to Existing Group: Com essa opção, os objetos selecionados são adicionados a um grupo já existente.

Add to Active Objects Groups: Os objetos selecionados são adicionados ao grupo em que está o objeto ativo. Por exemplo, se tivermos três objetos, de modo que um desses objetos pertence a um grupo chamado “Cubos”. Ao selecionarmos dois desses objetos e, por último, o objeto que pertence ao grupo “Cubos”, este será o objeo ativo. Acionando esta opção, os dois objetos selecionados inicialmente serão adicionados ao grupo “Cubos”.

Add to New Group: Nessa opção, um novo grupo é criado e os objetos selecionados são adicionados a este.

Remove from Group: Podemos remover os objetos selecionados de um grupo ao qual eles já façam parte.

Remove from all Groups: Podemos remover os objetos selecionados de todos os grupos em que estão inseridos.

Quando escolhemos a opção Add Existing Group um outro menu aparecerá mostrando todos os grupos que já existem, então optamos pela opção Esferas, e os objetos que havíamos selecionado serão adicionados. Uma outra opção é utilizando o Toolbox, selecionamos os objetos que desejamos, acionamos o Toolbox usando a tecla de atalho Barra de Espaço e podemos escolher qual grupo adicionar, como podem observar na imagem abaixo

Bom, espero que tenham gostado e até o próximo post sobre Blender!

Autora:
Lais Farias, graduanda do curso de Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Referências:
BRITO,Alan.Blender 3D: Guia do Usuário”, 3ª EDIÇÂO. Editora Novatec. Publicado em outubro de 2008 em São Paulo,SP.

Anúncios
Categorias:BLENDER, DIVERSOS, Tutorial
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: